Tecnologia de ponta para tratar efluentes

Nossa unidade oferece solução  baseada em inovação, eficiência, qualidade e versatilidade, para os tratamentos das diversas tipologias de efluentes.

Através de modernos processos físico-químicos e biológicos, atendemos à necessidade das empresas de tratar seus efluentes industriais e sanitários. Todas as etapas do processo de tratamento são feitas com responsabilidade e conforme as normas ambientais vigentes.

Recebimento de efluentes 8

Tratamento
Preliminar
7

Equalização
dos efluentes
3

Tratamento
físico-químico
6

Tratamento
biológico
5

Processo de
Decantação
1

Processo de
Desinfecção
2

Gerenciamento e desidratação do lodo 4

1º ETAPA

Recebimento de Efluentes

Na estação de tratamento, os efluentes são recebidos através de um sistema de captação adequado à sua origem e composição. Antes do tratamento, passam por uma etapa preliminar para remoção de sólidos grosseiros e materiais indesejáveis. Em seguida, são encaminhados para os processos específicos de tratamento, onde os contaminantes são eliminados ou reduzidos a níveis aceitáveis. Após o tratamento, o efluente pode ser devolvido ao meio ambiente de forma segura ou reutilizado para fins não potáveis, conforme as normas ambientais vigentes.

Recebimento-de-Efluentes
Tratamento-preliminar-de-efluentes
2º Etapa

Tratamento Preliminar

Gradeamento:
nessa etapa ocorre a remoção de sólidos relativamente grosseiros em suspensão ou flutuação.

Caixa de areia:
a caixa de areia é utilizada para a retenção dos sólidos menores que não foram coletados na etapa do gradeamento.

Peneiramento estático:
o peneiramento estático é uma filtração minuciosa do efluente, onde ocorre a separação do líquido e dos componentes sólidos, de maneira que o líquido fica retido na parte superior e o sólido retido na parte inferior.

3ºEtapa

Equalização dos Efluentes

Homogeneização e ajuste do pH por meio de dosagem de produtos químicos, o que permitirá que o efluente entre na próxima etapa com os parâmetros necessários.

Equalização-de-efluentes (1)
Tratamento-Físico-Químico-de-Efluentes
4º Etapa

Tratamento Fisico-Quimico

Esta etapa é composta por 4 processos:

Coagulação: processo onde são dosados produtos químicos com objetivo deaglutinar as partículas em suspensão.

Floculação:
age em conjunto com a coagulação, aqui a água é submetida a agitação mecânica, de maneira a unir as partículas de sujeira desestabilizadas efacilitar sua remoção na etapa seguinte.

Flotação: separação das fases do lodo flotado e do efluente tratado por meio da raspagem superficial.

Oxidação: reação oxidativa do efluente para obter redução considerável dos níveis de toxicidade e elevar a eficiência na eliminação de poluentes orgânicos persistentes, recalcitrantes e de difícil biodegradação.

5º Etapa

Tratamento Biológico – Processo Aeróbio de Lodos Ativados

Nosso sistema de tratamento biológico utiliza o processo aeróbio de lodos ativados, garantindo alta eficiência na remoção de matéria orgânica de efluentes com elevadas concentrações de poluentes.

Com baixo consumo energético e mecanização reduzida, os microrganismos presentes no lodo ativado degradam a matéria orgânica dissolvida e em suspensão, convertendo parte dos contaminantes em gases. Ao final do processo, o lodo biológico sedimenta no decantador secundário, permitindo sua remoção e destinação adequada.

Tratamento-de-efluentes-EVE-Ambiental
Decantação-eve-ambiental
6º Etapa

Processo de Decantação

Entrada do efluente no decantador

O efluente entra no tanque de decantação a uma velocidade controlada para minimizar turbulências.

Sedimentação dos sólidos

As partículas mais densas que a água se depositam no fundo do tanque, formando um lodo.
Os materiais menos densos (como óleos e graxas) podem flutuar para a superfície, onde são removidos por raspadores ou skimmers.

Saída do efluente clarificado

A parte líquida, agora com menos sólidos em suspensão, segue para as próximas etapas do tratamento, como a filtração ou tratamento biológico.

eve-ambiental-tratamentos
7º Etapa

Desinfecção no Tratamento de Efluentes

A desinfecção é a etapa final do tratamento de efluentes, essencial para eliminar microrganismos patogênicos e garantir que a água tratada seja segura para descarte ou reuso.

Em nossa estação, utilizamos tecnologias avançadas para a desinfecção, como:

Cloração – Aplicação controlada de cloro para eliminar bactérias, vírus e outros contaminantes.

Esse método garante um efluente seguro e dentro dos padrões ambientais, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos e a sustentabilidade do sistema de tratamento.

eve-ambiental-tratamentos
8º Etapa

Gerenciamento e Desidratação de Lodo

A desidratação do lodo é um processo essencial para reduzir o volume e facilitar a destinação dos resíduos gerados no tratamento de efluentes industriais e sanitários. Utilizamos centrífugas de alta eficiência, que operam a grande velocidade para separar a água dos sólidos, resultando em um lodo mais seco e de fácil manejo.

Nosso processo inclui:

Condicionamento químico para otimizar a separação de sólidos e líquidos.

Centrifugação de alta rotação, removendo a umidade e reduzindo o volume do lodo.

Saída do líquido tratado, que retorna ao sistema para novo tratamento.

Essa tecnologia proporciona, eficiência operacional e menor impacto ambiental, garantindo conformidade com as normas ambientais vigentes.